quinta-feira , 19 outubro 2017

Ciclismo: Campos do Jordão – Sto. Antônio do Pinhal

Pra quem gosta de um bom pedal nas montanhas, Campos do Jordão é o lugar ideal, dispondo de uma grande variedade de opções de trajeto. Neste texto iremos abordar uma das melhores, em nossa opinião.

O caminho pode ser feito por quem possui um nível intermediário no ciclismo e que tenha resistência para superar os mais de 60km do percurso, sendo 13 de serra ininterrupta. Para os avançados, não chega a ser um treino longo, mas possui elementos que o tornam desafiador e da um volume de subidas.

O Percurso

Visualizar Campos do Jordão – Santo Antônio do Pinhal em um mapa maior

Buscamos um percurso que evite passar por estradas movimentadas e com grande tráfego de carros e caminhões. Mas um pedaço não tem como fugir, saindo de Campos, pegue a estrada sentido Taubaté, neste trecho terá mais movimento de carros, mas existe um largo acostamento, procure trafegar por ele. A descida é fria em boa parte do ano e o corpo ainda não está propriamente aquecido, o que torna importante pensar na sua roupa para este trecho.

Alguns km antes do trevo para Santo Antonio do Pinhal, existe um trevo que liga ao bairro Renópolis e ao Roteiro das Flores, pegue esta saída. A partir de agora, as estradas são vicinais e com pouco movimento de carros. Nesta estrada, terão mais 5 km de descidas com asfalto totalmente novo, mas que merece atenção, são muitas as lombadas. Ela chegará direto no centro de Sto Antonio do Pinhal, cortando um pouco do caminho normal, mas também evitando um trecho com muito movimento de carros e com asfalto muito esburacado.

Já na cidade, vá sentido MG, mas não entre na estrada que liga às cidades deste estado, saia a direita sentido Zé da Rosa. Será outra estrada que mais parece estrada de fazenda que de uma estrada de asfalto. Nesta o asfalto não é tão bom, mas é possível desviar porque o movimento é muito baixo. Logo saindo de Sto Antonio já começa uma subida curta, com menos de 1km mas bastante inclinada, mostrando que o caminho a partir dali não será mais só descidas, mas ainda está longe da serra, serão alguns km de sobe e desce até chegar à Serra Velha.

Chegando na estrada da Serra Velha, esta com asfalto em perfeitas condições e também com baixo tráfego de veículos, teremos mais alguns km de sobe e desce até o início da subida.

É fácil reconhecer que a serra começou, curva após curva a subida continua. Apesar de não ser com uma inclinação muito elevada, ela é muito constante, não dando muito refresco em quase nenhum ponto. A transmissão ideal para uma bicicleta de estrada superar a serra é com cassetes de 25 dentes para cima, sendo que a coroa pode ser no modelo tradicional (53/39). Os dentes a mais no cassete permitirão um giro em uma cadência maior e diminuirão o desgaste pelos 13 longos quilômetros de subidas.

Ao chegar ao final da serra, uma placa te dá as boas vindas a Campos. Mas a partir deste ponto propomos um desafio e adicionamos algumas subidas extras. Vire a esquerda e siga sentido Alto da Boa Vista, terão subidas curtas, mas duras, com alto nível de inclinação. Ao chegar no Auditório ou palácio do Governo, continue pela rua do Alto da Boa Vista, serão mais alguns km subindo e descendo até encontrar a descida final, chegando a Avenida Principal de Campos do Jordão e finalizando este belo treino.

About Map of Sports

O MOS é um site criado pela paixão por esportes. O seu objetivo principal é divulgar o esporte e todos os seus benefícios. contato@mapofsports.com

Check Also

hero4 session2

GoPro HERO4 Session x HERO4 Silver

A GoPro acaba de lançar sua nova câmera de ação, a HERO4 Session, e o ...